Minha tréplica sobre a polêmica do “Santos mimado”

Créditos da imagem: www.metrojornal.com.br

Por consideração aos leitores, penso que era necessário voltar ao polêmico texto “O Santos vem sendo tão mimado quanto o Palmeiras perseguido“, que escrevi no começo do mês e tanta revolta provocou entre os torcedores santistas. Fiquei sabendo que até mesmo profissionais do alvinegro praiano se sentiram ofendidos. Outros desdobramentos foram os textos “Santos mimado? E se…?” (que considero que tratou de pontos à margem do que escrevi) e “Caso Santos x Palmeiras: mitos e mimos“, respectivamente, dos colegas Fernando Prado e Emerson Figueiredo (a quem agradeço por me chamar de “corajoso”).

Jamais tive a intenção de ofender ninguém, nem escrevo para chatear qualquer pessoa. Ainda mais a comissão técnica do Santos, que eu admiro tanto pelo trabalho, quanto pela conduta (Dorival Júnior é um dos meus treinadores preferidos no Brasil, além de sempre ser apontado por todos que o rodeiam como uma pessoa de muito valor).

Posto isso, fiquei impressionado como as palavras “soberbo” e “mimado”, que usei no texto, provocaram tanta ira nos santistas. Falei genericamente, e sobre o momento atual do Santos, ou seja, não falei sobre o clube ou sobre as pessoas que estão lá. Mas sim sobre a  relação da “coletividade santista” com o time no momento (e, sinceramente, creio que a reação da torcida corrobora essa visão).

Alguém já parou para pensar quantas vezes o São Paulo foi chamado de “soberbo”? Nunca vi isso provocar qualquer indignação coletiva.

Os torcedores que comentaram o artigo rebateram que o Santos não poderia ser mimado porque “recebe muito menos da TV do que os rivais”. Hummmm, isso significaria, por extensão, que qualquer Flamengo ou Corinthians sempre serão mimados, uma vez que recebem mais do que os outros? Mesmo, por exemplo, o “humilde” (assim era apontado por todos) Corinthians de Tite? Para mim esta correlação é falsa.

Ainda sobre receber menos das TVs, vamos a alguns pontos: no atual Brasileirão, o Santos foi o quinto clube a receber mais pelos direitos de transmissão, atrás somente dos rivais paulistas (Corinthians, São Paulo e Palmeiras, em ordem de valores) e do Flamengo. Isso, mesmo tendo a décima maior torcida (segundo o Ibope), ou a oitava (segundo o Paraná Pesquisas).

O que diriam os santistas no lugar de cruzeirenses e gremistas, por exemplo, que torcem para clubes com torcidas maiores e que recebem menos da TV do que o Peixe?

Enfim, faço esses questionamentos somente para confrontar essa ideia que uma grande quantidade de santistas demonstrou de que estão sempre “contra tudo e contra todos”. Ora, o Santos é um gigante do futebol mundial, e não é à toa que tem uma das (senão a mais, rivalizando apenas com o São Paulo) recheadas salas de troféu do Brasil e jamais foi rebaixado. A noção de se sentir injustiçado é comum e relativa, nos mais diferentes níveis: historicamente o Barcelona se sente injustiçado frente ao Real Madrid na Espanha, ao passo que José Mourinho sempre destacava como o clube merengue vinha sendo prejudicado frente ao blaugrana; gigantes como Milan e Inter pensam que a Juventus é protegida na Itália; e, não raro, escuta-se corintianos reclamando de como o Flamengo seria “paparicado pela mídia”.

O Santos é um colosso, impõe frustrações a todos os demais clubes brasileiros e movimenta centenas de milhões de reais por ano. Diante disso, é importante que todos tenham a consciência de que a pressão e a responsabilidade são enormes, como nos demais gigantes do nosso futebol. Se é verdade que o Santos faz excelente trabalho com uma receita não tão alta, também não é o único: o Botafogo arrecada menos, também está conseguindo se classificar para a Libertadores, e nem por isso está imune a críticas.

Abrindo espaço para todo tipo de discordância em relação ao restante do texto, se é para fazer um mea-culpa, creio que o problema foi ter misturado um elogio ao supostamente “injustiçado” Palmeiras, com a crítica que fiz ao Santos. Em um momento de tanto “nós contra eles” e de tanta polarização no país, isso não é aconselhável.

Para finalizar, o No Ângulo foi criado com a intenção de ser um espaço no qual se discute futebol de forma madura e com independência, acima de “questões clubísticas”. Não foi meu objetivo agredir ninguém, e peço desculpas se alguém se sentiu agredido. Mas tenho a consciência tranquila quanto às minhas intenções e não compactuo com patrulhas, bem como acho que é um caminho muito perigoso o de procurar agradar a todos e se preocupar em não ferir suscetibilidades. Aquele texto pode ter incomodado o torcedor santista, assim como já escrevi, por exemplo, sobre como me pareceu triste e ingrata com o Santos a decisão tomada por Robinho de voltar ao Brasil por outro clube. Como já vi (algumas inclusive no estádio) e ainda pretendo ver muitas outras glórias do Santos, certamente ainda virão outros textos que agradarão aos santistas apaixonados, assim como, provavelmente, não terá sido o último a desagradar.

54 comentários em: “Minha tréplica sobre a polêmica do “Santos mimado”

    1. Não sei o que me impressiona mais, a falta de informação ao saber que o time mais prejudicado pela arbitragem do campeonato é o Santos ou o jornalismo tendencioso que busca polemizar num determinado assunto pra conseguir atenção.
      Talvez nós Santistas sejamos um pouco mimados mesmo,somos acostumados a disputar campeonato todo ano e quanto à série B, desconhecemos do assunto.

    1. A globo tentou de todo jeito ocultar a gente esse ano.
      Quando éramos 4° colocado 1 ponto atras do Galo não apareciamls em uma matéria sobre título. Quando passamos o Galo é o atletico-mg ficou em 4° 1 ponto atrás da gente eles citavam o Galo nas matérias de título… Engraçado né ? Kkkkk

      A Globo acha que pode retaliar por que fechamos com o Eapoete interativo.

      Mas quem manda no futebol são oa clubes… Não da pra esconder ou omitir o vice líder do Campeonato Brasileiro…

      Do nosso jeito, na bola, categoria e irreverência, jogando futebol vamos fazendo essa rede esgoto de TV engolir a gente.

    1. Cara, eu sou santista aqui da BS, e acho sim que eles tem mais torcida que a gente. Mas só por conta de serem das capitais dos seus estados, é uma questão geográfica e demográfica. Mas em questão de história, nem se compara.

  1. Da um tempo cara pelo amor de Deus, Palmeiras e Santos mimados? Da uma olhadinha na tabela do campeonato… Ah faz o seguinte, rasgue de elogios ao América MG ou então ao Santa Cruz pela bela campanha, esses sim fazem um excelente campeonato… Não sei quem é mais irresponsável, a pessoa que deixa você escrever até tréplica rebostejando ou você quem nem análise do campeonato é capaz de fazer! Haja paciência!

  2. Justificou apenas um tema, e todos os outros que vc criticou o Santos de maneira equivocada?? vc n rebatendo esses temas e n mostrando argumentos prova que vc falou mtu besteira

  3. Gabriel, o que acrescentaria a tudo o que você disse é que (felizmente) não existem verdades eternas no futebol. Tem-se como pressuposto, por exemplo, que esse Santos é sinônimo de futebol bonito, o que nem sempre tem sido verdade (um exemplo: a final vencida contra o Audax, na base do malfadado “pragmatismo”). Da mesma forma partem sempre de que esse time do Palmeiras joga feio, o que não condiz com Boa parte do campeonato que o verdão fez. Acho que esses dois pontos exemplificam bem os mimos e injustiças que você citou. O problema ao se discutir futebol é nos tornarmos reféns das nossas próprias opiniões. Parabéns não só pela coragem, mas principalmente pela sua lucidez. E viva a democracia (onde quer que ela exista)!

  4. Novamente, falou besteira, quando diz que Grêmio e Cruzeiro têm torcidas maiores que a do Santos. Enfim, por democracia, continuo respeitando o direito de dizer o que quiser, porém, permissa vênia, quero respeito ao meu direito de discordar.

  5. Falou sobre as receitas de TV, o que é verdadeiro, porém não foi dito nada sobre transmissão, que atrai patrocinadores e conquista novos torcedores. Por favor, publique quantos jogos do Santos foram transmitidos pela TV aberta e compare com Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Ter tantos jogos a menos na televisão é injusto com o vice líder do campeonato e atual bicampeão paulista.

    1. Sobre a diferença de jogos transmitidos é uma vergonha. Quando nosso jogo de semi final do paulista era domingo às 16 hrs ( decidido por sorteio )passaram homem aranha só pra passar os gambás no sábado… A globo é ridícula

  6. Falou sobre as receitas de TV, o que é verdadeiro, porém não foi dito nada sobre transmissão, que atrai patrocinadores e conquista novos torcedores. Por favor, publique quantos jogos do Santos foram transmitidos pela TV aberta e compare com Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Ter tantos jogos a menos na televisão é injusto com o vice líder do campeonato e atual bicampeão paulista.

  7. …hoje em dia qualquer pessoa com outras formações acadêmicas pode “brincar” de jornalista e vir às redes sociais para “verborrizar” fatos sobre os quais não possui qualquer propriedade ou conhecimento.
    Os textos deste cidadão apenas refletem isso!

    ps: o que é mais mimado do que se justificar em tom defensivo como no texto acima?

  8. Quem é Gabriel Rostey pra tecer alguma crítica ao Santos? Faz isso para aparecer em cima do nome de um dos maiores clubes do mundo. Na europa, disparado um dos mais conhecidos do Brasil.

  9. Tentou consertar, mas piorou mais ainda.
    Meu amigo, dos times grandes de Sao Paulo o Santos eh o que tem menos tempo nos programas esportivos. Isso soh aumenta quando chegam as fonais do campeonato, pois sempre chegamos nelas. Com isso imprensa eh “obrigada” a falar da gnt.
    Somos uma pedra no sapato da midia que defende o trio de ferro velho da capital.
    Se for mimado um clube que foi prejudicado o 1° turno inteiro cedendo jogadores para a selecao olimpica e pricipal, eu nao sei o significado da palavra MIMADO.

  10. Mimado? Olhe a história do Santos e o que ele representa para o futebol mundial e veja o desprezo em qualquer tipo de veículo de comunicação.
    Para de falar besteira.

  11. Você foi tendencioso mais uma vez no seu texto. Não há problemas nisso. Assuma e aguente os argumentos contrários.

    – sobre as cotas de televisão:
    1. Você foi bem inteligente no seu comentário dizendo que o Santos é o 5º clube com maiores cotas televisivas recebidas. Quase me enganou, por um segundo. Daí eu resolvi analisar os números.

    2. Corinthians e Flamengo, grupo 1 receberam 170 milhões de reais. O São Paulo, grupo 2, 110 milhões. Palmeiras e Vasco (um time que está na série B, correndo o risco de não subir), 100 milhões. APENAS esses quatro clubes da série A e um da Série B alcançaram os três dígitos com cotas televisivas. Os outros DEZESSEIS ficaram em dois dígitos.

    3. Quando a torcida do Santos menciona o recebimento de valores de cotas, não se refere à posição ocupada, mas ao valor obtido. Você sabe disso. Senão vejamos. O Santos é o único que compõe o grupo 4 e recebe 80 milhões de reais. Fora ele, os outros times de maior expressão, como Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo, grupo 5, alcançam os 60 milhões de reais. A diferença, nesse caso, como seria entre Santos e Palmeiras, é menos discrepante, do que se comparado o Santos com São Paulo, Corinthians e Flamengo.

    4. É disso que os torcedores falavam: DISCREPÂNCIA entre valores recebidos por um e por outro.

    5. Você convenientemente deixou de destacar que DOS CLUBES PAULISTAS, o Santos é o que MENOS recebe valores. Tanto é assim que optou por assinar com a Esporte Interativo.

    – sobre valores arrecadados
    1. você não destacou que o Palmeiras possui um excelente estádio (mérito do clube), quase sempre cheio (mérito do clube). Isso acarreta em renda que o Santos não tem (demérito do marketing do Santos).

    2. Você também não destacou que o Santos está desde 2013 sem patrocínio máster (demérito do marketing do Santos, mais uma vez), fato que o impede de arrecadar, diferentemente do Palmeiras que, por mérito de seu presidente, conseguiu patrocínios que fez com que a camisa rendesse mais ao clube, pelo menos em 2015.

    3. O fato é que o Santos arrecada menos que o Palmeiras, por exemplo.

    – sobre os

  12. Você foi tendencioso mais uma vez no seu texto. Não há problemas nisso. Assuma e aguente os argumentos contrários.

    – sobre as cotas de televisão:
    1. Você foi bem inteligente no seu comentário dizendo que o Santos é o 5º clube com maiores cotas televisivas recebidas. Quase me enganou, por um segundo. Daí eu resolvi analisar os números.

    2. Corinthians e Flamengo, grupo 1 receberam 170 milhões de reais. O São Paulo, grupo 2, 110 milhões. Palmeiras e Vasco (um time que está na série B, correndo o risco de não subir), 100 milhões. APENAS esses quatro clubes da série A e um da Série B alcançaram os três dígitos com cotas televisivas. Os outros DEZESSEIS ficaram em dois dígitos.

    3. Quando a torcida do Santos menciona o recebimento de valores de cotas, não se refere à posição ocupada, mas ao valor obtido. Você sabe disso. Senão vejamos. O Santos é o único que compõe o grupo 4 e recebe 80 milhões de reais. Fora ele, os outros times de maior expressão, como Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo, grupo 5, alcançam os 60 milhões de reais. A diferença, nesse caso, como seria entre Santos e Palmeiras, é menos discrepante, do que se comparado o Santos com São Paulo, Corinthians e Flamengo.

    4. É disso que os torcedores falavam: DISCREPÂNCIA entre valores recebidos por um e por outro.

    5. Você convenientemente deixou de destacar que DOS CLUBES PAULISTAS, o Santos é o que MENOS recebe valores. Tanto é assim que optou por assinar com a Esporte Interativo.

    – sobre valores arrecadados
    1. você não destacou que o Palmeiras possui um excelente estádio (mérito do clube), quase sempre cheio (mérito do clube). Isso acarreta em renda que o Santos não tem (demérito do marketing do Santos).

    2. Você também não destacou que o Santos está desde 2013 sem patrocínio máster (demérito do marketing do Santos, mais uma vez), fato que o impede de arrecadar, diferentemente do Palmeiras que, por mérito de seu presidente, conseguiu patrocínios que fez com que a camisa rendesse mais ao clube, pelo menos em 2015.

    3. O fato é que o Santos arrecada menos que o Palmeiras, por exemplo.

    – sobre o texto que causou a polêmica
    1. Por que o santos seria mimado? Pelo elogio aos jogadores? Pelo elogio ao futebol bonito que fora praticado no campeonato em outro momento?

    2. No outro texto você exaltou provocações de Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gabigol em 2016. Que provocações foram essas? Mexeram tanto com seu brio ao ponto de você achá-los mimados?

    3. Você destacou que o Santos ficou atrás do Corinthians em reconstrução no Paulista (como se isso fosse demérito), mas não mencionou que ficou à frente de um Palmeiras badalado e que provavelmente será campeão brasileiro (como um mérito).

    4. Você falou em soberba? Quem teve soberba? Em que momento?

    Sabe, Gabriel, quando expomos nosso posicionamento sobre algumas coisas, corremos o risco de errar. Respeito seus textos e respeito você, mas não tenho problemas em dizer que, na minha opinião, você errou grotescamente ao dizer que o Santos era mimado (seja pelos jogadores, seja pela imprensa, seja por quem for). E erra mais uma vez fazendo uma tréplica com um “mea-culpa” bem mediano.
    Forte abraço e que deus te abençoe.

    http://espnfc.espn.uol.com.br/gremio/respirando-o-gremio/7372-discrepancia-nas-cotas-de-tv-vai-estragar-o-brasileirao

    http://torcedores.com/noticias/2016/05/brasileirao-2016-veja-quanto-o-seu-clube-ira-receber-em-dinheiro-da-tv-globo

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2015/03/com-r-50-mi-em-patrocinio-verdao-passa-ter-camisa-mais-valiosa-do-pais.html

  13. O fato do Santos receber mais da televisão não muda em nada, Santos nunca é comentado na mídia,essa mídia incentiva a torcida a ir no estádio e comprar produtos do clube, isso gera muito, muito, muito dinheiro, além de incentivar os jogadores

  14. 1. Flamengo e Corinthians são sim mimados pela CBF e pela Globo ( preciso lembrar do jogo do Santos que não foi transmitido pra passar homem aranha e o jogo do Corinthians no sábado fora do horário convencional ? )
    2. Temos o 5° maior faturamento da TV esse ano ? Sim, pq vendemos os direitos da TV fechada pro EI e anteciparam o pagamento das cotas até 2018. E claro só vendemos pq nunca passa jogo do Santos na SporTV… Quantas vezes não liguei a TV a qual pago caro pelo pacote de TV fechada e nada do jogo do Santos… Isso pq somos o time que mais vende Premiere… Olha o desrespeito com a torcida do Santos e com o próprio time que acabou ficando anos sem patrocínio Master graças a não aparecer o suficiente na globo.

    Quer mais desrespeito…. Estou desde setembro acompanhando a página do globoesporte.com e o Santos em 4° 1 ponto atrás do Galo nunca era dado como disputando o título.. e quando o Santos passou o Galo.. o Atletkco-MG era citado na briga pelo título brasileiro estando a 1 ponto atrás do Santos.

    A globo está tenta do ocultar o Santos como pode em seus programas e sites como retaliação por fecharmos com a EI … Mas nós respondemos na Bola e obrigados eles a falar da gente .. afinal não da pra ignorar o 2° colocado do Brasileirão.

    Obs: a msm retaliação é válida pro Palmeiras que também fechou com o EI mas graças a excelênte campanha no BR também está forçando sua marca goela abaixo da Rede Esgoto de Televisão

  15. Não sei o que ofendeu tanto os Santistas no texto anterior, em nenhum momento o autor falou que o Santos recebia mais cotas de TV ou tinha mais ou menos jogos transmitidos, a única coisa que ele fez foi um paralelo com o Palmeiras, que parece sempre ter algo a provar (mesmo que esteja 5 ou 6 pontos à frente). Santos é um clube gigante e a rivalidade com o Palmeiras se aflorou nos últimos dois anos. Talvez a crítica diga respeito ao fato de que mesmo o Santos jogando quase sempre um futebol vistoso, não esteja alcançando os resultados desejados (títulos da CDB, Brasileiro) atualmente, mas mesmo assim segue recebendo elogias da mídia esportiva.

  16. A ignorância das pessoas as deixam cegas de mente, que é pior que ser privado de visão de nascença. De acordo com a timemania, loteria que abrange 96% do território nacional, a ordem das torcidas em tamanho é esta: Flamengo, Corinthians, Santos e São Paulo. Santos e São Paulo disputam acirrada mente o terceiro lugar, enquanto o quinto que é o Palmeiras, aparece longe de brigar com a dupla San São. O clube mais glorioso do futebol em todos os tempos, único time a parar duas guerras, o ataque mais competente de todos os tempos com mais de 12.000 gols, o clube que mais contribuiu para o desporto nacional, o clube mais roubado dentro e fora das quatro linhas na história, o clube que revela seus craques e que não atropela seus co-irmaos, roubando – lhes seus jogadores. O pioneiro do Brasil em abrir horizontes além das terras tupiniquins. Isto tudo sem estar num grande centro como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre. … Somos da baixada santista. Não temos o apelo da mídia e nem mesmo poder dentro das confederações de futebol.
    Não vejo mimo algum ! Vejo um recalcado que tem inveja de tantos meios de sobrevivência de um clube sensacional como o Santos FC, que indignado, vem aspergir falácias que tentam desonerar e desonrar o clube que abriu ao mundo o futebol arte. Se todas estas injustiça forem mimos, estamos lascados. Quanto à cota de tv, todos os clubes que disputem a mesma competição, tem que ter valores iguais aos seus concorrentes. Se torcida ganhasse alguma coisa, China e Índia disputariam todas as finais do futebol.
    Acorda seu desinformado !

  17. O futebol que o palmeiras joga é tão frustrante que o cara tem que escrever sobre a receita do Gigante rival. Kkkk escreve sobre o belo futebol !!!! Único campeão que não ganhou do segundo, terceiro e muito menos do quarto colocado..
    Ah, se kkkkk se não fossem os ultimos colocados

Deixe sua opinião e colabore na discussão