Santos mimado? E se…?

Créditos da imagem: UOL

Santos mimado?

polêmico texto do colunista e amigo Gabriel Rostey sobre como ele vê e entende os momentos que atualmente vivem Santos e Palmeiras repercutiu bastante e gerou muitos comentários, especialmente dos santistas, muitos deles revoltados com o teor da referida coluna.

Embora eu repudie o tom da maioria das críticas realizadas pelos (mimados?) leitores, por democrática e respeitosamente discordar de muito do que foi escrito pelo Gabriel, tentarei, nas próximas linhas, realizar um contraponto às ideias por ele apresentadas:

E se…?

E se, na final da Copa do Brasil do ano passado, o Santos (de orçamento infinitamente inferior ao do seu adversário, é bom que se diga) tivesse vencido por uma boa margem de gols o Palmeiras no jogo de ida da Vila Belmiro – o que, a bem da verdade, teria sido o “curso natural” daquela partida, caso Gabigol não tivesse perdido um pênalti e Nilson aquele gol histórico? – e fosse campeão, teria Ricardo Oliveira – segundo consta, um sujeito correto e com uma respeitável carreira – sido vítima de um dos maiores bullyings recentes vistos no futebol brasileiro? Muito pouco foi dito à época, mas aquele massacre público com a utilização de máscaras representando o rosto do camisa 9 do Peixe, além de desproporcional, foi uma atitude rasteira do elenco palmeirense, liderada pelo seu presidente;

– Aliás, por falar em presidente, não teria sido mimada a atitude de Paulo Nobre ao comparecer pessoalmente na sede da CBF para reclamar de erros de arbitragem cometidos contra o seu clube no Brasileirão do corrente ano? Ou teria sido ele um “Raposo”? Hummm… E se Modesto Roma tivesse feito o mesmo, será que o Santos teria sido prejudicado da maneira que foi contra o Internacional, em Porto Alegre, naquele que se configuraria como o episódio mais suspeito de toda a competição?;

E se Modesto Roma (que já havia topado fazer a besteira de transferir a data da final da Copa do Brasil em 2015, no melhor momento santista na temporada) não tivesse vendido o mando de campo na partida contra o rival direto Flamengo? Será que na Vila o Peixe não teria levado os três pontos? Vá lá que o clube esteja em dificuldades financeiras, mas existe hora para tudo, né?;

E se o Santos estivesse jogando bem (e estava!), a ponto de ceder para a Seleção Brasileira, quase que concomitantemente, CINCO jogadores (Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira) do seu escasso plantel (o banco do Santos definitivamente não é um “mimo”, não possui nomes caros como Edu Dracena, Arouca, Barrios e outros tantos), não seria justa e correta a boa aceitação – como de fato houve – do time por torcida e imprensa? Qual o problema em se elogiar o bom futebol?;

Por falar em CBF, e se ela não tivesse prejudicado tanto o Santos na competição (seja durante a Copa América, a Olimpíada, seja no episódio mais recente do cancelamento do jogo contra a Ponte em cima da hora…), até onde o Peixe poderia ter chegado?

Enfim, por essas e outras (como falta de patrocínio e de prestígio nas transmissões televisivas, o que é possível de entender, vez que TV é negócio e o tamanho da torcida naturalmente influencia a audiência) é que entendo que o Santos esteve mais para órfão do que para um filho mimado nesta temporada.

Embora veja acertos na análise do Gabriel quando vejo um Lucas Lima aparentemente deslumbrado e frustrado em 2016 (e como o protagonismo dele anda fazendo falta ao time!), um Santos sendo eliminado de maneira inadmissível da Copa do Brasil pelos reservas do Internacional, e outros acontecimentos que frustraram o torcedor santista (como a falta de “sangue nos olhos” em algumas partidas contra equipes da parte de baixo da tabela), penso que o clube tem mais méritos do que defeitos, especialmente após a chegada do competente Dorival Júnior ao comando da equipe.

Ora, desde a chegada do treinador e do seu especializado staff que o Santos está nas cabeças de tudo que disputa (dois títulos estaduais, um vice da Copa do Brasil, e atual vice-colocação no Brasileirão, além do retorno já garantido à cobiçada Libertadores), mesmo perdendo alguns jogadores importantes pelo caminho, como Geuvânio e Gabigol.

De modo que considero um erro chamar de mimado um clube que tem feito das tripas coração para se manter no topo e que, com méritos (conseguindo segurar Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima, Ricardo Oliveira, e revelando outros como Vitor Bueno), vai conseguindo, com um time recheado de inexperientes meninos.

Com a palavra, Gabriel.

(Por um futebol e por uma sociedade mais humana e tolerante com quem pensa diferente)

E segue o jogo.

66 comentários em: “Santos mimado? E se…?

  1. O Santos é o time mais prejudicado do Brasil, tanto pela CBF, quanto por sua própria diretoria. Não tem transmissão de TV, o que influencia nos patrocínios. Realmente concordo quando se diz que o Santos é mais órfão da mídia do que mimado. Do resto, é balela.

      1. kkkkkkk….falou o Bi Rebaixado….e quem foi vice do Santos logo no começo do ano??…Porquim fica quietinho com o seu bi da 2ª divisão kkkkkk

      2. Vc é um acefalo mesmo, piada pronta são vcs com seu bi rebaixamento, seu titulo de pinga e que precisa de forças externas (parmalat, presidente riquinho) para poder ganhar titulos. A era Nobre esta acabando….e a divida vai ser cobrada…PORCO DO CARALHO FOI O MEU SANTOS QUE SALVOU SEU CENTENÁRIO.

      3. fazem mais de 20 anos que o palmeiras nao vence um brasileiro, nessse tempo o santos ja levou mais de 2 vezes , e o palmeiras? segunda divisão e fracassos, respeita e fale menos .

      1. meu amigo, mas foi esse o problema ele assinou com o EI porque a globo não transmitia em hipótese alguma seus jogos.

    1. Lucas Ribeiro Eterna pada?????? kkkkkk maior campeão nacional….Arena multi uso mais moderna do Brasil…..torcida que mais cresce segundo a Folha de são Paulo…..socio torcedor que mais arrecada no Pais…..praticamente o campeão Brasileiro desse ano, aí vem um tont que torce para um time que não tem estadio, não tem torcida, não tem dinheiro, eterno vice nosso. falar que é piada,kkkkkkkk Chupa e segue o lider kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Não tem torcida (torcida que grita gol dos gambas e vibra quando o SANTOS faz gol e livra a cara pra vcs não serem tri serie B)? não tem estádio ( pelo que sabemos a arena é da WTorre) ? não tem dinheiro (faz festa com o dinheiro do nobre ) ? Eterno vice ? Maior campeão nacional que coloca rio são paulo na lista de brasileiro. Torneio da pinga que chama de mundial. Torcedor do guarani da capital tá ficando igual torcedor dos gambás….sem noção . só pra constar santos tem 2 mundiais e 3 liberta, quantas o palmeiras tem?????? acho que quem é o maior campeao aqui é o santos né seu bosta.

      2. Tem arena multi uso como diz ele, mais o Palmeiras não manda nela OIASIASOIASIAISAIO diz que vai rola show da Ivete e verdade? OIASOIAOSIAI

    2. Não tem torcida (torcida que grita gol dos gambas e vibra quando o SANTOS faz gol e livra a cara pra vcs não serem tri serie B)? não tem estádio ( pelo que sabemos a arena é da WTorre) ? não tem dinheiro (faz festa com o dinheiro do nobre ) ? Eterno vice ? Maior campeão nacional que coloca rio são paulo na lista de brasileiro. Torneio da pinga que chama de mundial. Torcedor do guarani da capital tá ficando igual torcedor dos gambás….sem noção . Será que o Lucas é que é tonto ?

    3. Aí vem um cara sem noção que deve ter os neurônios doentes falar da tendenciosa Folha de São Paulo e arrotando arrogância dizendo da Arena, sendo que para construí-la esse clubinho que já passou pela segunda divisão duas vezes, precisou de parceria. Garanto que esse foi um dos que vibraram muito no jogo entre Vitória x Santos, quando fizemos o segundo gol e livramos os arrogantes de mais um vexame. Arrotam vantagem e não são nada disso, vivem de favor para não ser rebaixado, porque competência em campo não tem mesmo, inclusive esse técnico cagão(Cuca) que tem medo até da sombra dele. Avisa para essa criança que dirige esse timinho verde para não ficar assim não, não vai doer nada. Fala para ele consultar o Diego Souza, se ele acha que o Santos tem chances de ser campeão? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vocês são motivos de todo nosso riso….

  2. Fernando, não te julgo, nem tenho esse direito, por sair em defesa de seu colega (aquele torcedor do palmeiras), mas nada vai amenizar aquele texto infeliz, pra não dizer deplorável, do torcedor em questão. Sabe porque não se fala do gol de empate do figueirense lá no primeiro turno, depois de uma falta clara do atacante sobre o zeca? Sabe porque não se fala do gol do inter no primeiro turno que se originou de uma falta claríssima no gabigol, se não me engano, não marcada? Sabe porque não se fala da derrota de 1 a 0 pro Corinthians em um gol que surgiu de uma “falta” marcada, onde o Marquinhos gabriel tropeçou no próprio pé e o árbitro assinalou falta? Sabe por que não se fala do empate em 1 a 1 contra o palmeiras no primeiro turno, em um lance no final do jogo, onde o Mateus Sales errou o domínio no meio de campo, lucas lima roubou a bola e saíram ele, Ricardo oliveira e gabigol contra o Dracena, mas o árbitro inventou uma falta pro time da casa? Não se fala pelo fato de que o Santos não tem mais que 30 segundos de espaço em programas esportivos. Não se fala nisso porque o Santos não tem seus jogos transmitidos, já que a Globo e a CBF estão boicotando o time por ter assinado com a turner. Aí eu vejo o palmeiras com um tempo em programas que se equipara a Flamengo e Corinthians e sou obrigado a ler aquilo que seu colega, com perdão da palavra, defecou pelos dedos. E o engraçado é que, mesmo com todo esse tempo que o palmeiras tem na mídia, não vejo comentários sobre o assalto cometido contra o figueirense, não vejo nada sobre o roubo escandaloso contra o sport. Não temos tempo em TV, não temos patrocínio de 20 milhões, não temos 200 milhões do nosso presidente nos bancando. Sofremos com os leilões e a inflação de jogadores sempre que falamos que temos interesse em um. Convivemos com o desprezo da imprensa, que fatalmente nos complica a conseguir patrocínio. Olha como o Santos se sustenta, olha o tamanho do clube, a história e as conquista desse, que sem dúvida alguma, é o maior clube do Brasil!

    1. O cara faz um texto e vira torcedor do Palmeiras? Ahahahahaha
      Impressionante a falta de capacidade que as pessoas têm pra lidar com uma opinião diferente.
      Pelo jeito não é só o Santos que é mimado…

    2. Gui C. de Azevedo acredito que você não acompanha o blog, apenas comenta esporadicamente em alguns textos, caso acompanhasse saberia que o colunista em questão é palmeirense. E foi esse o motivo da repercussão. Deixou de lado a profissão e expos a opinião de torcedor, o que não deve ser feito por quem atua na área.

    3. Se realmente não for palmeirense, alimenta uma grande estima pelo clube em questão. Fica claro em todos os seus textos que existe, no mínimo, um grande carinho pelo palmeiras. Mas, palmeirense ou não, como você já disse que ele não é. Não muda o fato do texto infeliz escrito por ele. Dizer que a imprensa mima o Santos é algo absurdo.

    4. Pedro Henrique Alves, desculpa…
      Mas, pra mim, absurdo é o seu destempero pra lidar com a opinião de uma pessoa.
      E posso dizer, tb, que infeliz foi a sua interpretação do texto original, listando tópicos que em nada têm a ver com a análise feita.

  3. O Santos existe a muito tempo , o problema dele é que não investiu para que sua torcida aumentasse , o estádio é pequeno , a camisa é gigante , mas temos que ser sincero aqui a Globo só tá acompanhando o Palmeiras agora por causa que está perto do título , porque ela toda era direcionada para o Corinthians e outra o Santos quer ser campeã perdendo pra vários pequenos . O Santos libera jogador pra seleção pra que ? Pra esquentar banco ?

    1. Santos é gigante
      Palmerda só tá grande por causa do dinheiro do Paulo Nobre
      E não somos time de capital e mesmo assim tamo disputando o título e somos o maior do Brasil

    2. Douglas Martin o Palmeiras tem uma das maiores torcidas do País , se modernizou , e o presidente colaborou claro .O Santos é um time comum que apenas ganha campeonato paulista . A estrutura do clube é boa mas não chega nem perto a do Palmeiras .

    3. Alisson Oliveira vai me desculpa amigo, mas dizer que o palmeiras tem mais estrutura que o Santos é falta de conhecimento. Temos um dos CTs mais modernos do Brasil. Cepraf recupera qualquer jogador, apenas o refis do São Paulo tem estrutura igual. Melhor CT de base do Brasil! A vantagem do palmeiras é o novo estádio e os 200 milhões que o nobre colocou do próprio bolso no clube, dinheiro que ele deve querer receber após o final desse ano e final do seu mandato.

    4. Pedro Henrique Alves o nobre emprestou o dinheiro não deu , e o seu sucessor é aliado . O Santos fica atras sim por causa de sócio torcedor e estádio e não disse que a estrutura do Santos é ruim mas no contexto geral o Santos fica atras por causa do que comentei antes .

  4. Rapaz se o Santos é mimado, do que se deve chamar Corinthians, Flamengo e esse ano o Palmeiras??? O time mais chorão que existe No Brasil é o palmeiras! Esse sim é muito mimado.

  5. O SANTOS ENFRENTOU O AMERICA DE MINAS EM… MINAS

    JA O PALMEIRAS, ENFRENTOU O AMERICA DE MINAS NO PARANA!!!!!

  6. Cuidado Palmeiras, o dinheiro do Paulo Nobre não é pra sempre, assim como a Parmalat […] o Santos está nas cabeças dos campeonatos nacionais, sendo campeão estadual, vivendo uma das maiores crises de sua história.

    Vou repetir, o dinheiro um dia acaba, cuidado com nariz empinado.

  7. Só acho que chamar o Santos de mimado é a forma que acharam pra tentar escurecer o mérito do clube que com tantas injustiças por parte da CBF e Mídia conseguiu chegar a vice colocação do Campeonato com chances claras de título ! E a esses torcedores Palmeirenses não pensem que está ganho tem
    Campeonato pela frente ainda sejam merecdores e não esnobes pq passaram anos e anos caindo e lutando pra não cair, e a muito anos não tem uma participação eficaz na libertadores então menos ! …

    1. Mas não venceu por mais gols porque não conseguiu, vendeu o mando de campo porque “quis” ( se não organizou o financeiro a culpa é deles…), falta de patrocínio é decorrência das finanças em parte vai… mas concordo com o resto, o time é estranho, com poucos recursos, faz milagres

  8. Digite palmeiras no google aparece gol do mirassol, chapecoense, asa de arapiraca, coritiba, serie b, santos faz gol e palmeirenses comemora etc…

  9. Eu ainda não entendi o texto do amigo. Como um time que tem praticamente 5 jogos (quando muito) transmitidos pela maior emissora de televisão nacional pode ser mimado? Um time que não tinha dinheiro no ano passado para pagar a FLORICULTURA?
    Como ele perdeu tempo escrevendo aquela asneira ao invés de enaltecer o Palmeiras, próximo de conquistar um título que há mais de 20 anos (acho) não ganha?
    O filtro de vocês tem de estar melhor. Do contrário, podemos acreditar que houve má-fé na elaboração do texto. E uma certa inteligência comercial também. Afinal, o que vende é polêmica, e Santos X Palmeiras, nos últimos 2 anos, foi a maior polêmica do futebol.

  10. Fernando, gostaria de por mais um “Se…” nessa história.
    E se o Santos tivesse entregado o jogo pro Vitória e rebaixado o Palmeiras? Jogar limpo tem seu preço e tá ficando bem caro!!

  11. Para mim o Santos sempre vai ser um time campeão, pq esse ano fomos prejudicados pela CBF que levou 5 melhores do tome pra disputar as olimpíadas, e a eliminatórias.
    É também a arbitragem prejudicou o time na partida contra o internacional.
    É Tamos aí em segundo colocado com chance de chegar ao título.

Deixe sua opinião e colabore na discussão