Créditos da imagem: Folha de São Paulo
Segundo informações que veiculam nos mais diversos sites esportivos do país, Ricardo Oliveira, o artilheiro do último Brasileirão (e Paulistão), está de malas prontas para o Beijing Guoan, da China (o mesmo que recentemente tirou Ralf e Renato Augusto do Corinthians), que estaria disposto a pagar um salário superior a 1 milhão de reais (!) mensais ao centroavante santista.
Apesar de assumidamente me considerar um “romântico” nesse futebol atual, cada vez mais mercantil, por assim dizer, considero que, desde que haja a contrapartida para o Santos (obviamente que não o valor total da vultosa multa contratual prevista, que seria na casa dos 50 milhões de euros), o negócio, caso se confirme, poderá ser bom para todos os envolvidos.
A fim de não parecer contraditório com colunas anteriores, quando defendi que Lucas Lima acertou ao optar por ficar no Peixe e Robinho errou feio ao optar pelo Galo em detrimento do clube que o tinha como ídolo, penso ser importante destacar aquilo que entendo como diferenças relevantes entre as situações. Senão vejamos:
Lucas Lima tem mercado no futebol europeu, é jovem e sonha – de maneira bastante plausível, já que tem bola para tanto – em ser contratado no meio da temporada por um Barcelona, um Real Madrid ou um Bayern, como recentemente afirmou no sempre revelador Bola da Vez, da Espn Brasil. Além do já manifestado desejo de ser o maestro brasileiro na próxima Copa do Mundo. Algo que, a título de exemplo, ficou muito distante para Renato Augusto, um possível rival do meia santista nessa corrida.
Robinho, por seu turno, por um dinheiro que, suponho, no fim das contas pouca diferença fará na sua já abastada vida, abdicou da condição de ídolo imaculado santista e foi viver no Atlético o seu “futebol de negócios”, como ele próprio definiu o esporte que pratica. Triste.
Já Ricardo Oliveira, embora seja uma figura importante dentro do Santos, está longe, mas bem longe de ter uma representatividade histórica dentro do clube. Ele definitivamente não está entre os “caras”, no hall dos grandes craques santistas. Está, se muito, no mesmo nível de um Viola ou um Kléber Pereira (o que não é pouco, diga-se. Essa comparação não tem um pingo de ironia ou tom pejorativo, vez que os três já foram artilheiros do Brasileirão atuando com a camisa santista e foram excelentes). Além de ser um jogador em fase final de carreira, que, apesar de ter sido convocado recentemente por Dunga, sejamos realistas, muito dificilmente estará na próxima Copa do Mundo.
Se sair agora, Oliveira sairá por cima e com a certeza do dever cumprido. Conjecturando, acho improvável que ele repita uma temporada tão boa quanto a de 2015, até por questões físicas e anímicas (quando, em 2015, chegou desacreditado à Vila Belmiro, quis provar – e conseguiu – que ainda era um jogador do primeiro escalão. Conseguiria manter a motivação e o nível de atuação? Não sei…).
Quanto ao Santos, o dinheiro que entraria – falemos em um valor hipotético de 5 milhões de euros -, seria mais do que bem-vindo a um clube sabidamente em crise financeira e, quem sabe, poderia ser utilizado (uma fração disso) para contratar alguém mais jovem e também talentoso. Sem querer comparar o futebol de ambos, mas o Corinthians contratou o Guilherme (ex-Galo) por “reles 1,3 milhão de euros”, por exemplo.
Ora, pensando no futuro, sem imediatismos, não é razoável crer que a possível negociação poderá ser positiva também para o Peixe?
De se lamentar que o excelente quarteto de 2015 formado por Lucas Lima, Geuvânio (ou Marquinhos Gabriel), Gabigol e Ricardo Oliveira está na iminência de ser reduzido a uma dupla.
Dupla esta que inevitavelmente também partirá. Resta saber quando. Ou alguém duvida?
E segue o jogo.
Sou muito fã do CRAQUE Ricardo Oliveira e agradecido por tudo que ele fez pelo nosso Santos F.C., mas creio que havendo uma boa compensação financeira, vamos torcer para que ele seja um vitorioso também na China. RICARDO OLIVEIRA VÁ COM DEUS.
Hummmm… eu concordo com alguns pontos, mas discordo de outros, Fernando! Por exemplo, se por um lado hoje o Lucas Lima pode sonhar muito mais alto profissionalmente do que o Ricardo Oliveira, por outro o veterano centroavante certamente já tem uma situação financeira muito melhor que a do meia ou seja, pode decidir o que é melhor para a carreira sem se importar tanto com o dinheiro.
No lugar dele eu não iria principalmente por causa da Copa do Mundo. Estamos sem grandes centroavantes no momento, ele vem sendo o titular e, por mais que a idade pese contra, vai saber… e mesmo que não seja a Copa, mas poder ser, eventualmente, artilheiro de uma Copa América do Centenário pela Seleção Brasileira, não me parece algo que possa ser descartado assim.
Enfim, acho que a China veio pra ficar e, se for mesmo o caso de ele perder lugar na Seleção mais pra frente, eu aceitaria correr o risco de apostar que conseguiria uma transferência mesmo depois disso 😉
Muito bom texto, cara! Parabéns!
Perfeito!
Se for mesmo mais uma vez honrou a camisa boa sorte que Deus esteja sempre com VC
Haaaaaa é oliveira haaaaaa é oliveira
Dagoberto Santos, se confirmada a venda por 10 milhões de euros, terá sido um negócio da China também para o Santos! =D
Taí um cara que merece.
os adversarios comemoraram qdo a china fez um limpa no corinthians…estao sofrendo o msm agora…agora vamos ver quem ri por ultimo
Vaza ..prass manda lembranças….leva o gamba elias com vc
Quem e o
Pras aquele que te pego por trás! E que tomo dois gols da ferroviaria? Ta lembrado
Valeu Ricardo pelas alegrias
Chupa q doe menos criticaram. Robinho se der mole perderar o resto.
Leva o tite vagal tbem aquele xato pacas..,
Com esse dinheirão tem que ir, negocio da china kkkkkk
Vai com Deus e seja feliz .E obrigado por ter nós dado tantas alegrias e por ter honrrado a camisa do nosso santastico vc merece td de bom nosso pastor RICARDO OLIVEIRA NOSSO R9
Vai com Deus obrigado R 9 valeu
[…] última quinta-feira (24), publiquei um texto sobre a polpuda oferta que Ricardo Oliveira havia recebido do futebol chinês. Àquela altura, o […]
Sempre falam que o clube está crise, o clube fez o certo, quiseram presionar o clube deixando pra última hora pra fazer negócio. Isso serve pra próxima vez fazer uma proposta clara e limpa.